Como a Cacau Show virou referência em experiência na loja física
26 de março 2019 • 2 min de leitura
Trazendo experiência à loja física
A história de escolher entre experiência e eficiência é um falso dilema para a Cacau Show. Alexandre Costa, fundador da empresa – que tornou-se uma loja referência experiência à loja física. Ele afirma que os tempos em que era precisa escolher sobre um atendimento rápido ou um atendimento atencioso ficaram no passado. “Os tempos de ‘ou’ já passaram. Agora são tempos de ‘e’: experiência ‘e’ eficiência”, afirma. “Tudo agora tem que estar debaixo do mesmo teto, porque o consumidor atual busca isso.
Para o empresário, a velha história dos organogramas que dividem os consumidores ou mesmo as classes sociais já não são tão eficientes para traçar planos de expansão no varejo.
Mudança de mindset
Costa lembra que a Cacau Show começou muito focada no resultado de seus franqueados. “Eu não dormia pensando que o cara está colocando o dinheiro da vida dele no nosso negócio. Nós temos a preocupação de viabilizar todo e qualquer ponto de venda”, explica. Com essa cultura, a Cacau Show chegou a cerca de 2.500 lojas.
O executivo afirma, porém, que essa quase exclusiva preocupação com a eficiência diária da operação acabou por atrofiar o potencial da marca Cacau Show por anos e dificultou trazer a experiência à loja física. O início da história da empresa, como indústria de chocolates, acabou por modelar um pensamento pouco voltado para a experiência. “A gente tinha uma falta de confiança na nossa marca, com lojas pequenas e que mais pareciam um supermercado. Até que, enfim, abrimos essa loja de 500 metros quadrados. Num espaço maior conseguimos nos expressar de uma forma mais clara e contar a nossa história”, conta.
Com a experiência na loja física, a Cacau Show passou a colaborar em grande medida com o fluxo dos shoppings onde atua e num momento onde esse tipo de empreendimento luta para não perder movimento. Essa nova qualidade da Cacau Show altera totalmente a correlação de forças da marca com as administradoras na hora de procurar um ponto dentro dos shoppings centers.
Crédito: Divulgação
Fonte: Novarejo