Como o ambiente influencia nas vendas?
20 de abril 2019 • 3 min de leitura
Cada vez mais fala-se em experiência do ponto de venda que além de gerar vendas deve reforçar a construção da marca. A arquitetura de uma loja não só influencia em gerar mais ou menos vendas de varejo/atacarejo, mas também pode auxiliar na visão que o consumidor tem da marca. Abaixo listamos alguns pontos mais comuns dessa influência:
1. Experiência da marca
Consumidores estão cada vez mais exigentes e toda a construção da marca irá reforçar ou não uma boa experiência do cliente. Não somente o uso do produto, mas todos os itens que de alguma forma irão construir um valor com o cliente, criando-se o Branding da empresa. Itens como o logo, o atendimento, a embalagem, o marketing, o espaço de compra, a experiência do produto, etc. Irão criar a visão que o cliente tem da empresa. Uma loja que permita a experiência do produto e reforce o comportamento de compra com inovação irá construir a marca positivamente e influenciar nas vendas.
2. Comportamento previsível
Geralmente o comportamento de um público-alvo é previsível. Ao entrar em uma loja o consumidor sabe os itens que procura e reconhece uma organização (mesmo que inconscientemente) criada para loja.
Investir na ambientação da loja criando-se um ambiente intuitivo favorece a experiência de compra e empodera o consumidor. Porque é isso que o consumidor busca: ter liberdade de escolha e compra.
3. A fachada: Convide o cliente a entrar na loja
Sua loja nunca será a única. Criar estímulos para que o cliente entre na loja e conhecê-la faz total diferença. Ao mesmo tempo a fachada da loja/entrada também devem reforçar o Branding. Assim a fachada deve criar o correto interesse sobre os itens que existem na loja e dar ao cliente uma primeira ideia de como será atendido dentro dela.
Nossas experiências:
Para a Loja de Perfumes e Cosméticos importados Eloisa Medina a fachada teve como objetivo permitir a visualização da loja, mas reforçando a identidade interna. Os produtos tornam-se as estrelas, porque o cliente pode entrar com facilidade. Criamos assim uma experiência do ponto de venda totalmente intuitiva, onde o cliente possui total liberdade de escolha.
No Hortifruti Marajoara – hortifrúti/empório na zona sul de São Paulo – buscou-se criar uma loja com melhor custo-benefício e diferenciada da concorrência. Com o conceito de empório, o mix diverso possibilitou que a loja oferecesse mais qualidade a região. A arquitetura transformou um espaço antigo e com visual deteriorado em um espaço repleto de identidade, mas sem abrir mão do orçamento estimado.
Toda marca tem algo a ser trabalhado. A ÍCONE3 Arquitetura atua na criação de projetos de arquitetura/consumo e interiores de lojas que reforcem o Branding, que possam gerar vendas e transformarem-se em casos de sucesso.