O que é arquitetura tradicional?

30 de agosto 2024 1 min de leitura

Como podemos definir uma arquitetura tradicional?

A Arquitetura tradicional não está restrita a um único estilo. Ela se adapta ao local em qual foi implantada. Pois ela necessita dar respostas às condições locais e regionais. A arquitetura tradicional sempre existiu, pois é toda arquitetura que evoluiu e se adaptou ao longo dos séculos. A arquitetura tradicional não significa propriamente uma arquitetura clássica, mas a arquitetura clássica é uma arquitetura tradicional. É a arquitetura como uma forma de cultura secular e conservadora [1] que revela um novo humanismo ao dar prioridade aos valores humanos duradouros e ao bem estar de acordo com as demandas das comunidades locais.

Edifícios neoclássicos desproporcionais e de mau gosto não podem ser definidos como arquitetura tradicional. A arquitetura tradicional não é a uma arquitetura kitsch [2], pois a própria definição do termo (originalmente definido como "trapaça") não representa uma verdadeira arquitetura tradicional. O termo atualmente até poderia enquadrar algumas arquiteturas baseadas no modernismo e pós-modernas por sua falta de alinhamento temporal, conceitual e estético frente as condições ambientais, culturais e regionais dos povos - visto que desprezar a cultura regional e condições locais também podem configurar uma trapaça de valores primordiais da arte e da arquitetura. O modernismo pressupôs uma evolução continua da arte e da arquitetura, mas a evolução cultural da humanidade é uma evolução orgânica, às vezes lenta e empiricamente comprovada. Neste mesmo aspecto "a arquitetura moderna teve uma progressão lenta, mas os seus princípios estão agora tão firmemente estabelecidos que poucos ainda se atrevem a contestá-los seriamente." [3] Porém "ao eliminarem todos os ornamentos, os arquitetos romperam, de fato, com a tradição de muitos séculos." [4]

Portanto a Arquitetura Tradicional [5] é aquela que desenvolve uma arquitetura humanizada, que respeita as tradições e as características locais. Que visa criar e promover espaços habitáveis com sentido de pertencimento, beleza e equilíbrio com o ambiente circundante natural ou construído. E que utiliza valores testados e comprovados ao longo dos tempos. Pois ao respeitar os métodos de construções locais, regionais ou nacionais exprime-se a singularidade e identidade dos povos frente a globalização. Toda a experiência acumulada pelas tradições compreendem um legado dos povos, permitindo a estes o fortalecimento de espírito comunitário, sentido de vida e resposta às demandas de um mundo cada vez mais globalizado, efêmero e pautado pela falta de valores.

Notas e referências

[1]. Que se desenvolveu empiricamente ou tecnicamente ao longo dos séculos e por gerações.

[2]. Kitsch - O termo "kitsch" é usado para descrever um estilo artístico que abraça o exagero, o brega e o extravagante de forma proposital e divertida. O termo surgiu em Munique, por volta de 1860 e 1870, a partir dos verbos alemães "kitschen" e "verkitschen", que significam "trapacear" e "vender alguma coisa em lugar de outra". Inicialmente, o termo era usado para classificar produções artísticas consideradas inferiores, feias e exageradas. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Kitsch>. Acesso em: 26 ago. 2024.

[3]. GOMBRICH, E H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2000. E-book. ISBN 9788521636670. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521636670/>. Acesso em: 26 ago. 2024.

[4]. Ibidem.

[5]. IBAT - Disponivel em: <https://arquiteturatradicional.org/surge-um-novo-movimento-na-arquitetura-brasileira/>. Acesso em: 26 ago. 2024.






Ave Theotokos

"Icon Mysterium⚜️Trinitatis"

Copyright © 2008 - 2024 | Trinitate Arquitetura e Arte. Todos os direitos reservados
Desenvolvemos soluções de arquitetura e design para todo Território nacional.
WhatsApp: +55 (11) 22010471 | São Carlos - SP