O que é projeto de arquitetura de varejo?
25 de fevereiro 2019 • 2 min de leitura
Projeto de arquitetura de varejo * é o projeto que visa atender às necessidades de lojas ou redes de varejo. Servindo ao propósito de gerar vendas e da experiência da marca. Assim o encontro entre a marca/produto e o consumidor ocorram num ambiente ideal ao qual definimos ‘habitat de marca’.
A experiência de compra
Desse modo, na experiência o consumidor é levado a comprar cada vez mais consciente daquilo que ele adquiriu e, do seu propósito de uso. Um consumidor consciente é aquele que atribui por si mesmo um valor a marca e ao espaço de compra. Porque esses meios favorecem a aquisição do produto desejado.
Consumo consciente
Um consumidor consciente poderá voltar a loja outras vezes, ou atribuir visão positiva a marca. Por isso, esta visão impactará na decisão de outros consumidores.
Com efeito, são atributos da experiência de compra: o valor da compra, o tempo de compra, a facilidade de encontrar o que procura, a facilidade de acesso a loja, entre muitos outros. Esses fatores e outros fatores são estudados e definidos pelos varejistas conjuntamente com a arquitetura de varejo.
Projeto de arquitetura de varejo
O projeto de arquitetura precisa nascer pela concepção do espaço de uso, mas o projeto de arquitetura de varejo inclui também a viabilidade do negócio, para focar no consumidor final. Se no projeto de arquitetura a pesquisa visa entender a quem se destina o projeto, as perspectivas culturais e fatores ambientais; no projeto de varejo iremos incorporar a necessidade de expor uma ou mais marcas, que resultem numa boa experiência de compra, mas também resultem em boas vendas para viabilizarem o empreendimento.
Notas: * Também conhecida como arquitetura comercial ou design de consumo
Quer saber mais sobre arquitetura de varejo?
Podemos transformar sua loja num ambiente que convida a comprar, mesmo sem gastar muito. Porque um bom projeto se refere a criatividade do Design da loja em conjunto com o expertise técnico e comercial de vendas.