Quais Formatos de loja perderam vendas?
05 de abril 2022 • 1 min de leitura
Queda de faturamento ficou entre 6% e 20% nos principais canais do varejo alimentar.
O varejo alimentar como um todo registrou queda de 2,4% nas vendas em 2021, conforme estudo da McKinsey publicado pelo Estadão. Entre os principais formatos, o único crescimento (+10%) veio do atacarejo.
Quem mais sofreu foram os hipermercados, onde as vendas despencaram 20% comparado ao faturamento de 2020. Há anos o formato apresentava resultados ruins, mas as compras de abastecimento nos primeiros meses da pandemia, haviam dado novo gás a essas grandes lojas. Vale ressaltar que o Extra Hiper, uma das maiores redes do segmento, encerrou suas atividades, com algumas unidades tendo fechado ainda em 2021.
Demais formatos com redução de vendas:
Os demais formatos do varejo alimentar apresentaram índices parecidos de queda nas vendas durante o ano passado. Nas lojas de conveniência a redução foi de 9%, enquanto o varejo tradicional e os supermercados registraram, respectivamente, resultados 7% e 6% inferiores ao ano anterior.
Com a população com renda em declínio e um cenário de inflação fora de controle, uma grande parcela da população precisa encontrar preços baixos, e o canal que tem entregado esse benefício de forma mais assertiva é o atacarejo.
Crédito: Savarejo (Divulgação)